Ouça agora na Rádio

N Notícia

Efetivo da Segurança na Operação Verão Para Todos 2016 17 será de 3,1 mil homens

FOTO:

Efetivo da Segurança na Operação Verão Para Todos 2016 17 será de 3,1 mil homens

Nesta terça-feira, dia 8 foi realizada a sétima reunião preparatória da Operação Verão

O efetivo da Segurança que atuará na Operação Verão Para Todos 2016 17 é composto por 3.122 homens, um acréscimo em relação ao ano anterior, que contou com 3 mil. A Brigada Militar, que desenvolve a 47ª Operação Golfinho, conta com 1.152 policiais e 1.150 bombeiros e salva-vidas temporários. A este contingente somam-se 760 policiais civis e 60 técnicos do Instituto Geral de Perícias IGP. Os números foram definidos durante a sétima reunião preparatória, que ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari CAFF, coordenada pela chefe de Gabinete do Vice-Governador GVG, Rosângela Negrini, com a participação de representantes das secretarias e órgãos estaduais que participam do processo.

Estamos finalizando os últimos detalhes para que tudo esteja funcionando a contento no veraneio. Ainda temos algumas questões para serem definidas, mas acredito que nos próximos dias tudo estará resolvido, afirma Rosângela. Entre os temas que mais preocupam os organizadores estão as guaritas de salva-vidas. Após o recente ciclone extratropical, que resultou no avanço do mar, houve a destruição total de 43 abrigos, dos 228 existentes.

Situação das guaritas

De acordo com o major Rodrigo Dutra do Corpo de Bombeiros, 92 estão em condições e 93 foram danificadas, mas recuperáveis. Nosso maior problema é Capão da Canoa. Das 33 existentes, 32 foram totalmente destruídas. Já estamos buscando soluções, mesmo que temporárias, com as prefeituras, observa o major Rodrigo. Entre elas, a colocação de cadeiras altas com guarda-sol ou toldos, para que os salva-vidas não fiquem expostos ao sol. Ele destaca ainda que, até esta quinta-feira dia 10, estão abertas, no site da Brigada Militar, as inscrições para o processo seletivo que tem como finalidade o preenchimento de 600 vagas na função de Salva-Vidas Civis Temporários. Até agora, já se inscreveram 560 candidatos, número recorde de inscrições.

O diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, salientou que o órgão está criando as condições para que os turistas do exterior, principalmente do Mercosul, possam pagar as infrações de trânsito no território gaúcho com cartão de crédito. O processo está na Celic Subsecretaria da Administração Central de Licitações e esperamos ter condições de aplicá-lo ainda neste veraneio, facilitando o pagamento por parte dos hermanos, salientou.

Abertura em Capão da Canoa

A definição das informações sobre balneabilidade e horário de funcionamento das guaritas também está dependendo da reforma dos abrigos e da decisão do material a ser utilizado placas de metal ou adesivos. O monitoramento da qualidade das águas dos balneários e das praias do estado é feito pela Fepam, que informa a população semanalmente sobre a balneabilidade. Serão 83 pontos monitorados, em 43 municípios, que recebem informações das condições para banho própria e imprópria.

A próxima reunião ocorre no dia 29. Já o lançamento do Verão Para Todos 2016 17 está previsto para 15 de dezembro, no Centro Administrativo, e a abertura, no dia 17, na Praça do Farol, em Capão da Canoa. O governo do Estado promove, a partir desta data, ações de lazer, serviços e infraestrutura em todo o Litoral, um esforço para melhorar a vida das milhares de pessoas que viajam às praias. O projeto é resultado de um trabalho conjunto com mais de 30 órgãos do governo, para prestar serviços de qualidade a quem se deslocar ao Litoral, até o final de fevereiro.

FONTE: POR PAULO RICARDO FONTOURA
Link Notícia