Ouça agora na Rádio

N Notícia

Cinema e piquenique marcam início da 58ª Semana de Porto Alegre

Cinema e piquenique marcam início da 58ª Semana de Porto Alegre

Sessão exibiu curta-metragem e moradores se reuniram em pátio de museu. Capital completa 245 anos no próximo dia 26 e tem diversas atividades.

Uma sessão de cinema e um piquenique ao ar livre marcaram o início da 58ª Semana de Porto Alegre, neste domingo (19), alusiva à comemoração dos 245 anos da capital, celebrados no próximo domingo (26). Um curta-metragem foi exibido no Cine Capitólio, no Centro Histórico da cidade.

Ao lado do ministro da Cultura, Roberto Freire, e do secretário de Cultura municipal, Luciano Alabarse, o prefeito Nelson Marchezan Jr. destacou que as quase 500 atividades programadaspara a semana foram financiadas pela iniciativa privada, sem a alocação de recursos públicos.

Além do desfile oficial das escolas de samba no Porto Seco, transferidos de fevereiro para março, outras diversas atrações, musicais, cênicas, esportivas e artísticas estão previstas. Segundo a prefeitura, ao todo são 497 eventos.

Piquenique reuniu moradores e artistas no Museu Joaquim Felizardo, em Porto Alegre (Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Piquenique reuniu moradores e artistas no Museu Joaquim Felizardo, em Porto Alegre (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

No Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa, um piquenique reuniu atores, malabaristas, palhaços, dançarinos e músicos animaram os moradores no pátio do museu. Os artistas também se apresentaram na Rua João Alfredo, entre as ruas da República e Joaquim Nabuco, que ficou fechada entre das 6h às 21h.

A ideia é que a rua seja o palco principal da festa e os moradores os protagonistas. "A programação não é só cultura; é uma semana de todas as forças produtivas e construtivas de Porto Alegre", afirmou o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, que coordena o projeto, durante o anúncio.

A programação completa pode ser acessada no site da Semana de Porto Alegre. No site, é possível fazer a busca por data, tema ou bairro de interesse.

Ministro da Cultura participou da abertura da Semana de Porto Alegre ao lado do prefeito Nelson Marchezan Jr (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)
Ministro da Cultura participou da abertura da Semana de Porto Alegre ao lado do prefeito da cidade no Cine Capitólio (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)
G1 Rio Grande do Sul