Ouça agora na Rádio

N Notícia

Depois de quase 200 anos de espera, enigma de Júpiter será revelado!

FOTO: © NASA. X-ray: NASA/CXC/UCL/W

Depois de quase 200 anos de espera, enigma de Júpiter será revelado!

As fotografias da Grande Mancha Vermelha, que a sonda norte-americana Juno tirará assim que se aproximar de Júpiter, serão transmitidas para nosso planeta no dia 14 de julho, comunica a NASA.

De acordo com tweets escritos pelos operadores da sonda Juno, "hoje à tarde, às 18h55 [horário de Washington], [17h55 horário de Brasília], sobrevoarei perto da Grande Mancha Vermelha de Júpiter; as fotos serão recebidas em 14 de julho". As informações são da SPUTNIK NEWS BRASIL.

Assim, a sonda Juno se aproximará das nuvens do planeta a 3.500 km de distância, mais precisamente às 17h55 do dia 11 de junho; após 11 minutos e 33 segundos a 39.700 km de distância da superfície do planeta, a sonda sobrevoará a Grande Marcha Roja a apenas 9.000 km dela.

Grande Mancha Vermelha de Júpiter
Grande Mancha Vermelha de Júpiter

A sonda Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e em 2016 se aproximou do planeta, posicionando-se em órbita estável. Juno está orbitando Júpiter há exatos 53,4 dias.

Espera-se que nave espacial permaneça lá até fevereiro de 2018, quando deve mergulhar na atmosfera do planeta. Todavia não se sabe se a missão será prolongada.

 A Grande Mancha Vermelha é o disco notável do maior planeta do Sistema Solar, sendo na verdade uma tempestade ativa de uns 16 mil quilômetros de diâmetro. Segundo a NASA, ela provoca interesse dos cientistas desde 1830.

Para ter noção de seu tamanho, o diâmetro da Terra, de 12.742 km, é pequeníssimo em comparação com o da Grande Mancha Vermelha.

FONTE: SPUTNIK NEWS BRASIL
Link Notícia