Ouça agora na Rádio

N Notícia

Farinha de feijão branco bloqueia absorção de carbos; veja como usar

FOTO: © iStock

Farinha de feijão branco bloqueia absorção de carbos; veja como usar

O alimento pode ser um excelente aliado para a saúde e o emagrecimento

Farinha de Teff, farinha de linhaça, farinha de trigo sarraceno, de quinoa e até de grão de bico. São muitas as farinhas funcionais e que integram a despensa de quem adere a uma alimentação saudável, mas nem sempre a farinha de feijão branco é lembrada, apesar de seus excelentes benefícios à saúde.

A nutricionista Sinara Menezes, em entrevista ao site IG, aponta que o alimento é um excelente aliado das dietas de emagrecimento, uma vez que ajuda a reduzir a absorção de carboidratos durante as refeições, graças à faseolamina, presente no grão. Estudos recentes apontam que a farinha ajuda a reduzir em até 70% a absorção do nutriente. Mas vale sempre ressaltar que o carboidrato é importante fonte de energia e não deve ser retirado da dieta, principalmente por quem pratica atividade física.

"Essa proteína bloqueia a ação da enzima alfa-amilase, responsável por quebrar carboidratos na digestão. Sem essa quebra, a glicose não é totalmente absorvida e acaba eliminada pelo organismo", detalha Sinara.

Para quem prefere investir na versão cozida do alimento, a nutricionista afirma que não é boa ideia, pois a proteína se perde durante o cozimento. "O mais indicado é a farinha ou o extrato de feijão branco em cápsula", pondera a especialista. Como o gosto da farinha é muito suave, ele pode ser misturado a alimentos doces e salgados, batidos de frutas, no iogurte ou leite e com arroz, por exemplo.

Outra vantagem da farinha é que, até o momento, não surgiram estudos que indiquem restrições ao alimento. "O que não pode usá-la para substituir um alimento, como trocar um almoço por um shake leve com a farinha", finaliza Sinara.

FONTE: Notícia ao Minuto
Link Notícia