Ouça agora na Rádio

N Notícia

Nave espacial secreta dos EUA volta à Terra depois de mais de 700 dias

FOTO: © U.S. Air Force/Twitter

Nave espacial secreta dos EUA volta à Terra depois de mais de 700 dias

Programa foi classificado como secreto e foi delegado à Força Aérea dos EUA

Depois de mais de 2 anos no espaço, a nave espacial americana X-37B, Veículo de Teste Orbital, aterrissou com sucesso no Centro Espacial John F. Kennedy.

"O #AirForce #X37B #OTV4 está de volta depois de mais de 700 dias no #Espaço", comunicou a Força Aérea dos EUA no Twitter.
Ver imagem no Twitter

 

"O #AirForce #X37B #OTV4 voltou da órbita e pousou com segurança no @NASAKennedy", acrescentaram os militares norte-americanos.

De acordo com a Força Aérea dos EUA, o Veículo de Teste Orbital X-37B é "a nave espacial mais recente e mais avançada de reentrada [na atmosfera terrestre]".

Este foi o quarto voo deste veículo. A Boeing deu início ao projeto secreto X-37B, sob a égide da NASA, em 1999. Originalmente, a nave reutilizável X-37 foi projetada para reparar satélites em órbita. No entanto, em 2004, o programa foi classificado como secreto e foi delegado à Força Aérea dos EUA.

Desde 2010 a espaçonave tem realizando vôos orbitais de teste. Segundo especialistas, o X-37 pode ser usado tanto para testar novas tecnologias quanto para transporte de satélites de reconhecimento. Potencialmente, a nave pode ser equipada com armas, mas o Pentágono garante que isso não faz parte de seus planos.

O programa X-37B utiliza a tecnologia mais avançada na área de veículos espaciais reutilizáveis. Com informações da Sputnik News Brasil. 

FONTE: Notícia ao Minuto
Link Notícia