Ouça agora na Rádio

N Notícia

5 alimentos que dão energia, além do café

FOTO: Ilustração

5 alimentos que dão energia, além do café

A cafeína é sagrada para muitos, mas ela não é a única que pode combater a fadiga

Já está bocejando e o dia ainda está longe de acabar? Uma xícara de café seria a solução para muita gente, mas para quem não é apreciador, ou para quem já bebeu muito café por hoje, há alternativas valiosas – e sem cafeína.

O site Food Matters indica cinco alimentos que podem dar uma ajuda na ausência do café. Fique com a lista:

Banana

A banana é uma ótima opção para quem está habituado a praticar exercícios físicos. Além de conter vitaminas A, B e C, esta fruta conta ainda com açúcares naturais, que fazem com que seja uma fonte de energia para o organismo.

Cacau

O cacau não tem cafeína mas tem outra substância, a teobromina, que pode ajudar a estimular. O cacau, além do mais, é rico em antioxidantes, minerais, ferro, potássio, entre outros minerais, o que faz com que sejam uma ajuda, mesmo em termos cardiovasculares.

Ginseng

As propriedades do ginseng são cada vez mais conhecidas e não é por acaso que este ingrediente encontra-se na composição de diversas bebidas energéticas. Há diferentes variedades desta planta e os seus efeitos na memória, por exemplo, já foram comprovados. Estudos mais recentes mostram resultados positivos no combate a fadiga, como aconteceu com um estudo desenvolvido pela Mayo Clinic.

Sementes de chia

Habituadas a figurar nas listas de ‘superalimentos’, as sementes de chia são já usadas há milhares de anos. Os astecas, por exemplo, eram apreciadores, a ponto de as oferecerem aos deuses. Com alto valor proteico, estas sementes são também uma ajuda ao organismo na reposição de energia.

Suco de beterraba

Um autêntico elixir de vitalidade, o suco de beterraba é muito usado por atletas e com razão, pois não só ajuda a tornar o exercício físico menos extenuante, como ajuda na recuperação física.

FONTE: Notícia ao Minuto
Link Notícia