Ouça agora na Rádio

N Notícia

Palestrante de 11 anos é atração em evento de programação em Sorocaba

Palestrante de 11 anos é atração em evento de programação em Sorocaba

'Science Days' atraiu alunos de escolas públicas e privadas em Sorocaba. Interessados ficaram dois dias 'imersos' em tecnologia e programação.

Um evento que uniu tecnologia e programação atraiu centenas de alunos – de 10 aos 18 anos – de escolas públicas e privadas em Sorocaba (SP). O "Science Days" contou com a presença do palestrante de apenas 11 anos, Matheus Barbosa, que apresentou a oficina “Criando meu primeiro jogo”, com dicas sobre programação de jogos e desenvolvimento de aplicativos.

O "Science Days" aconteceu nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14) na Faculdade de Engenharia de Sorocaba e teve a colaboração de um profissional da Nasa para inspirar futuros cientistas e engenheiros.

Em entrevista ao G1 , Matheus que nasceu em São Paulo (SP), contou que sonha ser astronauta e teve contato com a área de programamção muito cedo. "Comecei a estudar programação aos sete anos por incentivo do meu pai, que me entregou apostilas sobre o assunto", relembra.

A proposta da oficina era de criar um jogo fácil para que todas as crianças participantes conseguissem programar.  O menino, que também foi convidado para dar palestra na “Campus Party", tinha como objetivo incentivar as outras crianças. "Toda programação da oficina é feita em uma plataforma gratuita", explica Matheus.

A palestra “Criando inovação para a cidade x com Design Thinking” foi apresentada pela coordenadora do Centro de Empreendedorismo da faculdade, Andrea Braga, em que os participantes conheceram a historia de uma cidade identificando seus problemas e desafios, propondo as soluções necessárias. "A área de exatas é bastante promissora, mas exige profissionais cada vez mais qualificados e diferenciados. Por isso, desde cedo, é preciso se envolver, estudar e pesquisar" diz.

O instrutor do Fab Lab Facens, Antoni Romiti, ensinou na oficina “Fab Zoo” como construir animais em MDF utilizando uma cortadora a laser. A programação incluiu também a oficina educativa “Robótica com lego e EV3”, que permite a criação de robôs com lego para solucionar problemas do mundo real.  Uma aula de química com experimentos também fez parte do “Science Days”, trabalhando misturas e reações, além de conceitos básicos de química.

 Matheus Barbosa apresentou a oficina Como criar meu primeiro jogo  (Foto: Divulgação)

  • Matheus Barbosa apresentou a oficina 'Como criar meu primeiro jogo' (Foto: Divulgação)
G1