Ouça agora na Rádio

N Notícia

Unicamp disponibiliza 51 patentes para desafio de inovação tecnológica

Unicamp disponibiliza 51 patentes para desafio de inovação tecnológica

Inscrições para a competição ficam abertas até o dia 26 de março. Podem participar alunos e demais interessados em empreendedorismo.

Pensando em levar as tecnologias da universidade para o mercado, a Unicamp, em Campinas(SP), resolveu disponibilizar 51 patentes de seu portfólio para que alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados em empreendedorismo do país desenvolvam modelos de negócio e as transformem em startups.

Esse trabalho faz parte do Desafio Unicamp 2017 de Inovação Tecnológica, uma competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação Inova, que chega à sua sétima edição este ano. As inscrições ficam abertas até o dia 26 de março e devem ser feitas pela internet.

As patentes estarão disponíveis para os participantes do desafio durante a competição. Eles deverão formar equipes de três a cinco membros para concorrrer. Cada integrante da equipe campeã levará R$ 3 mil, além de outros prêmios.

Começar uma ideia
Segundo a gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), Mariana Zanatta, as equipes participantes só precisam selecionar a tecnologia que mais interessa para começar a conceber uma nova empresa.

“Você só se inscreve escolhendo uma tecnologia da universidade [...] Já tem em torno de 50 tecnologias que foram pré-selecionadas e o modelo de negócio vai ser montado em cima da tecnologia. Não é uma ideia própria”, explica Mariana.

De acordo com a gerente, o desenvolvimento da oportunidade de negócio será realizado em etapas de capacitação.

Unicamp abre vagas para alunos de outras instituições e para quem já é formado e deseja fazer um novo curso (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)
Unicamp abre desafio por patentes da universidade, em Campinas (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)

Abertura do desafio
A abertura do Desafio Unicamp será no dia 8 de abril, com um workshop prático de Lean Cavas, uma metodologia de modelagem de negócio, ministrado pelo consultor de inovação e especialista na área, Domenico Greco.

Na primeira fase, os participantes, junto ao inventor, terão aproximadamente dois meses para entender como a tecnologia funciona. Logo em seguida, será feita uma primeira seleção dos modelos apresentados e os melhores avaliados receberão apoio de um mentor empresarial do ramo para orientar a equipe.

“Esse mentor vai ajudar a pensar um cliente, os parceiros-chaves para o negócio, quais os custos e receitas para montar o modelo”, destaca.

Ao final da capacitação, no início de julho, serão seis projetos finalistas para apresentação do discurso de venda, chamado de "pitch".

As três equipes premiadas ganharão um curso na área de empreendedorismo, um programa de pré-aceleração de negócio e, para o 1° lugar, cada membro ganha R$ 3 mil.

A gerente ainda informa que os interessados em levar o modelo adiante e montar uma empresa formal podem solicitar um licenciamento da tecnologia.

Unicamp usará reserva estratégica para tentar equilibrar as finanças de 2017 (Foto: Unicamp)
Vista aérea do campus da Unicamp, em Campinas,  (Foto: Unicamp)

Serviço
Desafio Unicamp 2017 de Inovação Tecnológica
Quem pode participar: competição aberta a alunos de graduação, pós-graduação e interessados em empreendedorismo de todo o Brasil
Prazo de inscrições: até 26 de março
Preço: grátis
Inscrição: site da Inova

G1