Ouça agora na Rádio

N Notícia

Ciência, Educação Um tour em 3D por Roma Antiga

Ciência, Educação Um tour em 3D por Roma Antiga

Curso online oferece um passeio virtual gratuito pela capital do império romano como se visitante estivesse em 315 d.C.

Imagine como seria caminhar pelas ruas da Roma Antiga, com seus templos, monumentos, teatros e aquedutos, na confusão que era a capital do império há 1.702 anos. Um tour virtual em 3D, feito pela Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, faz com que seja possível explorar a arquitetura e ruas de Roma por meio de imagens panorâmicas em 360° que trazem detalhes das construções da cidade.

A visita é a parte principal do curso online gratuito ‘Roma: Um Tour Virtual da Cidade Antiga’, que está com matrículas abertas. As imagens são o resultado de dez anos de pesquisas do historiador Matthew Nicholls, especialista em reconstrução em 3D de regiões da antiguidade. Nicholls será o responsável pelo curso, que terá início em 13 de março, com três horas de aula semanais e duração de cinco semanas.

Roma digital

O tour virtual é acompanhada de linhas do tempo, animações e reconstruções de ambientes em 360º. Ele ainda traça paralelos entre o modelo em 3D e filmagens contemporâneas da cidade, para situar os estudantes. Segundo Nicholls, a reconstrução virtual de sítios arqueológicos torna possível identificar como eram construções da época, bem como suas funções. Além disso, o curso propõe reflexões acerca da arquitetura funcional de Roma, que, de acordo com o historiador, tinha importantes funções políticas.

Para recriar a capital do império romano de 315 d.C. — ano em que foi inaugurado o Arco de Constantino, um dos marcos da cidade, e época em que o império havia cessado a perseguição aos cristãos — Nicholls utilizou um software básico de modelagem em 3D e, com a ajuda de alguns estudantes, alimentou-o com informações sobre as ruínas e monumentos atuais e antigos. Segundo Nicholls, as reconstruções estão sendo constantemente aprimorados.

A proposta do professor é que as pessoas possam visualizar Roma como uma cidade viva, com suas estruturas tão marcantes, como o Coliseu, reconstruídas e cercadas pela arquitetura da época. Para dar um efeito de real à animação, a maquete virtual é iluminada conforme a luz do dia.

A Universidade de Reading também disponibilizou ao site de VEJA, a reconstrução, em maquetes tridimensionais de algumas das principais construções da Roma Antiga, confira:

Coliseu (https://kubity.com/p/Jdhx2A)

Nessa reconstrução, é possível encontrar os postes de amarração e mastros de madeira, no topo da construção, que podem ter sustentado o toldo que cobria a arena. As hastes já se foram há muito tempo, mas seus suportes de pedra ainda podem ser encontrados no Coliseu. Navegando pela maquete, se observa as primeiras fileiras, destinadas aos nobres e sacerdotisas virgens em contraste aos assentos de madeira do topo, destinados, provavelmente, à escravos e mulheres. Também estão presentes as estátuas e inscrições que decoravam as arcas do estádio. A reconstrução dos escritos foi possível graças aos suportes com seu formato que ficaram vazios quando as letras de bronze foram arrancadas e derretidas na Idade Média.

Panteão (https://kubity.com/p/d2IXyp)

O que mais impressiona nesse edifício, hoje utilizado como uma igreja católica, é o contraste entre seu exterior convencional para a arquitetura da época e seu fascinante interior, com teto abobadado. Na reconstrução, é possível observar a praça que teria existido a sua frente, e desaparecido ao longo do tempo.

Área residencial (https://kubity.com/p/Sh6AyH)

A área altamente populosa sediava domicílios e prédios comerciais. O modelo é bem fiel, já que é baseado no Plano de Mármore, um enorme mapa romano esculpido entre os anos 203 e 211. Nele, é possível visualizar o contraste entre a simplicidade dos moradores e construções luxuosas promovidas pelo imperador Augusto e seu conselheiro Maecenas como uma piscina, considerada a primeira aquecida de Roma.

Aquedutos de Porta Maior (https://kubity.com/p/wxTArJ)

Basílica Júlia (https://kubity.com/p/SUCnDV)

Fóruns imperiais (https://kubity.com/p/UP4wYH)

Templo Capitolino (https://kubity.com/p/Vzpf4D)

Teatro de Marcelo (https://kubity.com/p/OHyKKK)

Termas de Caracala (https://kubity.com/p/3Z7mpf)

VEJA